Dicas para tirar mofo de parede antes da pintura
Nem sempre tirar mofo é uma tarefa simples, mas é muito importante que seja feita. Esse tipo de patologia é de certa forma comum e para solucioná-lo existem diversas opções. Para resolvê-lo da melhor maneira o primeiro passo é encontrar sua origem.
Depois disso, algumas ações devem ser tomadas e o problema tende a não incomodar mais. Alguns ambientes são mais propensos a sofrer com essa situação e, nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados extras.
No conteúdo de hoje vamos falar sobre esse assunto e ajudar você com algumas dicas para eliminar o mofo. Acompanhe!
O que é mofo?
Antes de saber como acabar com ele é interessante entendermos o que ele realmente é, de onde vem e por que surge.
O mofo é um conjunto de vários tipos de fungos, quando eles se juntam formam as manchas que vemos nas superfícies. Para surgirem e se multiplicarem precisam de ambientes úmidos, escuros e pouco arejados.
Os lugares mais comuns para a formação de mofo são os banheiros, porões e atrás de móveis, como guarda-roupas e estantes.
Por que é importante tirar o mofo da parede?
Com o surgimento do mofo, a primeira preocupação é com a aparência do ambiente. As manchas que ele causa estragam a pintura, descascam a parede e podem até mesmo causar danos para a estrutura se não tratado a tempo da maneira correta.
Além disso, esses fungos podem causar problemas de saúde. Entre os principais sintomas do contato com eles estão as alergias, espirros, coceira, falta de ar, conjuntivite e laringite.
Como tirar mofo da parede
Para solucionar esse tipo de problema é preciso seguir alguns passos e vamos listá-los a seguir.
1 – Analise a superfície
Identifique todas as áreas onde o mofo está presente. Em estágios mais avançados as manchas são bem aparentes, mas ele também pode estar presente em regiões onde não aparecem.
Para tentar encontrá-los nesses locais, uma dica é ver se alguma região está com um cheiro forte. Além das manchas, essa é uma outra característica marcante do mofo.
Depois de localizar todos os pontos do problema, é hora de iniciarmos os trabalhos para solucioná-lo.
2 – Lave a região
Para começar a eliminar os fungos, você precisa lavar a superfície com água sanitária ou cloro. Passe o produto e deixe agir por cerca de 1 hora.
Depois disso, enxague com água e sabão para retirar todos os resíduos dos produtos utilizados. Agora é hora de seguir para o próximo passo.
3 – Deixe a superfície uniforme
Como o mofo pode danificar a superfície, é importante que antes de pintá-la novamente você deixe-a uniforme.
Se existir algum buraco, passe massa corrida nele para corrigir o local. Em seguida, lixe toda a parede para que ela fique o mais lisa e uniforme possível.
Depois de lixar, lave a superfície mais uma vez.
4 – Impermeabilização
Para evitar que o mofo volte a aparecer você precisa impermeabilizar a sua parede. Existem vários tipos de produtos disponíveis no mercado para esse trabalho, clique aqui e confira as opções que temos na Tintas Darka.
Na maior parte dos casos, duas demãos do produto são o suficiente para deixar a superfície protegida.
5 – Pinte a parede
Chegamos à etapa final! Agora é só escolher a cor da sua preferência e pintar a sua parede novamente. Para se prevenir ainda mais contra esse tipo de situação você pode optar por uma tinta antimofo, especialmente para os locais com maior umidade.
Gostou dessas dicas para tirar mofo das paredes e também se prevenir contra esse problema?
Na Tintas Darka você encontra todos os produtos necessários para combater o mofo e deixar a sua casa ainda mais bonita.
Acesse www.tintasdarka.com.br ou vá até uma de nossas lojas para garantir todos os materiais que você precisa para a sua reforma.