Restaurar-moveis

3 dicas para restaurar móveis antigos

Uma mudança de ares na decoração sempre vai muito bem e restaurar móveis antigos é uma excelente maneira de fazer isso com um custo mais baixo.

Para executar essa tarefa é importante tomar uma série de cuidados para preservar o móvel e ter o melhor resultado possível. Hoje nós vamos te dar algumas dicas para fazer esse serviço em casa e transformar a sua decoração.

Confira!

Como restaurar móveis?

Antes de tudo é importante que você avalie o estado do móvel. A restauração vale a pena para os que estão com pequenos danos ou então para os que estão em ótimo estado e você quer apenas dar uma nova cara.

Conferiu tudo e realmente vale a pena investir nessa restauração? Então aproveite algumas dicas que separamos para você ter um resultado incrível.

1 – Limpeza

Antes de começar a pintar ou restaurar um móvel antigo, certifique-se de que ele está limpo. Use um pano úmido para remover poeira e sujeira acumulada ao longo dos anos.

Caso haja detalhes decorativos no móvel, como molduras ou entalhes, utilize uma escova ou espátula para remover sujeiras e tintas antigas. Se necessário, utilize um solvente para remover resíduos.

Para uma boa aderência da tinta, a superfície do móvel precisa estar preparada. Se houver verniz ou tinta antiga, use uma lixa para remover e nivelar a superfície. Se houver rachaduras ou buracos, utilize massa para madeira para preenchê-los.

2 – Pintura 

O primeiro passo é escolher a tinta certa, afinal é isso que irá garantir um resultado durável e bonito. Tintas acrílicas ou esmaltes são indicadas para móveis de madeira. 

É importante ficar atento ao tipo de superfície que você irá pintar, pois isso vai influenciar nos materiais necessários. Para tirar todas as suas dúvidas e escolher a melhor tinta é só passar na Tintas Darka e conversar com as nossas equipes.

Antes de pintar, proteja o ambiente com jornais ou plásticos para não sujar o chão. 

Uma dica importante é testar a tinta em uma pequena área do móvel antes de começar para verificar se a cor e o acabamento atendem às suas expectativas.

Aplique a primeira camada de tinta com um pincel ou rolo, respeitando o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Após a tinta estar completamente seca, aplique a segunda camada.

E lembre-se, a paciência e a precisão são fundamentais para um bom resultado.

3 – Acabamento

Após a última camada de tinta estar completamente seca, utilize um verniz ou selador para proteger a superfície do móvel. Isso vai ajudar a evitar arranhões, manchas e deixar o seu móvel mais bonito por mais tempo.
Gostou dessas dicas para restaurar móveis antigos? Para garantir os materiais necessários passe na Tintas Darka mais próxima de você ou acesse www.tintasdarka.com.br.

COMPARTILHE