Projeto aquarELA: Conheça o projeto que vai trazer mais mulheres para o ramo da pintura

O Projeto aquarELA nasceu com a missão de transformar vidas, mas mais especificamente transformar a vida de mulheres que convivem com a falta de oportunidades.

Por meio dessa iniciativa vamos dar oportunidades para mulheres no ramo da pintura, um mercado amplamente ocupado pelos homens ainda, trazendo capacitação e profissionalismo para quem vive em situação de desemprego.

Queremos mais do que capacitar profissionalmente. Queremos ajudar a melhorar a autoestima, proporcionar uma forma de levar sustento para as pessoas que mais amam e também prestar apoio para que a partir de agora tudo de bom possa pintar na vida delas.

Confira o conteúdo e saiba mais sobre o aquarELA.

Projeto aquarELA

Para colocar um projeto deste tamanho em prática é preciso seguir uma série de etapas para cumprir o papel esperado. Por isso, fizemos todo o processo com muito carinho, cuidado e dedicação. 

O início

A primeira etapa foi a divulgação da nossa missão e também abrir as inscrições para as mulheres que gostariam de participar. 

Iniciamos oficialmente no dia 07 de fevereiro, quando as alunas receberam a confirmação de que estavam selecionadas para o projeto.

No processo de seleção tivemos as seguintes etapas:

  • Triagem de todas as inscrições;
  • Entrevistas com as selecionadas para entender se o aquarELA de fato fazia sentido para elas e se elas estariam comprometidas com os propósitos do projeto.

Para essa seleção, levamos em consideração diversos critérios com o objetivo de criar uma turma bastante heterogênea e com pluralidade de histórias.

Porém, era necessário que ao mesmo tempo tivessem uma coisa em comum: estavam insatisfeitas com a sua situação de desemprego e queriam se tornar protagonistas de suas histórias.

As aulas

Para seguirmos fortes no nosso objetivo de dar destaque ao protagonismo feminino, escolhemos a Fiama Pereira para personificar o projeto e ser professora das alunas do Projeto aquarELA.

Fiama é curitibana, designer de interiores, publicitária, pós-graduada em Comunicação Digital e E-Branding, empreendedora, criadora de conteúdo com foco em decoração e reforma, e porta-voz do Projeto Aquarela.

Desde 2013 ela ajuda milhares de pessoas a decorarem ambientes de forma acessível e criativa. Construiu uma audiência #GeraçãoMãoNaMassa, que somada ultrapassa a marca de 1 milhão de seguidores.

Durante todo o curso as alunas tiveram aulas práticas e teóricas sobre o universo da pintura e, óbvio, como exercer este ofício de forma genuína e profissional. 

Para isso, além do conteúdo preparado pela Fiama, contamos com a presença de diversos pintores parceiros da Darka, que orientaram, deram dicas e trouxeram o seu apoio e conhecimento para compartilhar com as alunas. 

Parceiros

Nada disso seria possível sem o apoio de grandes parceiros e felizmente nós contamos com grandes marcas para tornar o Projeto aquarELA uma realidade.

A Tintas Alessi nos cedeu todo o material usado em aula para que as alunas pudessem aprender de forma prática.

A Atlas além de materiais cedeu também os seus profissionais para dar workshops para nossas alunas, assim elas puderam conhecer todo o universo da pintura, desde o processo manual até o apoio com o maquinário. 

Projeto Final

Depois de conteúdos teóricos e práticos, decidimos que era necessário colocar todos esses conhecimentos em prática.

Para isso, selecionamos duas ONGs para terem os seus espaços repintados pelas nossas alunas. As escolhidas foram a Elo Apoio Social e Ambiental e também a Afece, onde as obras começaram no dia 04/04. 

Parte de todo esse processo foi documentado pela Rede Massa, em uma série que é transmitida todas as quartas-feiras na TV. 

Para conferir o resultado das reformas, a trajetória de transformação das alunas e mais informações sobre o projeto, acompanhe as nossas redes sociais.
Futuramente teremos novas turmas e para não perder nada fique de olho em projetoaquarela.com.br.

COMPARTILHE