Azul na decoração

Explore a cor azul na decoração dos seus ambientes

Durante o mês de novembro somos impactados por uma série de ações relacionadas ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Inspirados nesse tema e na cor que dá uma visibilidade ainda maior para o assunto, preparamos um conteúdo especial sobre o azul na decoração.

Se você gosta dessa cor e ainda não sabe como utilizá-la para decorar a casa, vai encontrar dicas valiosas aqui. Confira!

Simbologia da cor azul

Todas as cores carregam consigo uma série de significados e também transmitem diferentes sensações. Conhecê-las vai ser de grande ajuda na hora de escolher a melhor opção para os seus ambientes.

As principais sensações associadas a essa cor são: harmonia, tranquilidade, lealdade e confiança.

Se você deseja trazer algum desses aspectos para a sua decoração, certamente o azul é uma ótima escolha. Além disso, ele também é uma das cores que mais permitem variações em seu uso, dos estilos mais clássicos aos mais ousados. 

Explorando o azul na decoração

Para utilizar o azul na sua decoração existe um ponto importantíssimo de atenção: os tons. Como a cor possui um leque muito grande de tons disponíveis, é preciso escolher quais aspectos você prioriza no seu ambiente.

A escolha dos tons é que irá guiar a paleta de cores de toda a decoração e vai ajudar a criar um ambiente mais harmonioso.

O branco é a cor mais utilizada com o azul e juntas elas formam uma combinação clássica que pode ser usada na casa toda.

O cinza também é uma excelente opção para tentar algo diferente e a junção de diferentes tons das cores ajuda a trazer um toque de modernidade para a decoração.

Mais uma ótima opção para ser explorada é o uso de móveis e objetos de madeira em espaços com a cor azul. Essa é uma combinação que funciona muito bem principalmente em ambientes externos ou litorâneos.

Onde usar o azul?

Não existem limites para utilizar a cor, você pode inseri-la da cozinha ao quarto. 

Talvez os locais onde a cor é mais utilizada seja nos quartos, por ajudar a tornar a noite de sono mais calma, e no banheiro, por contribuir para relaxar.

Se você ainda não se sente confortável para pintar um ambiente inteiro com a cor pode começar com objetos. Almofadas, roupas de cama e cortinas são boas opções para esse início.

Uma segunda opção é apostar em mobílias que levam a cor, principalmente em cabeceiras e armários.

Depois de ganhar confiança pode partir para a pintura de uma parede. A meia parede é uma ideia para começar, mas você também pode optar por pintar apenas uma parede do ambiente e trazer um contraste para uma decoração mais neutra.

E por fim, também é possível colorir as paredes do ambiente inteiro com o azul. Para esses casos, a melhor opção é escolher tons mais claros ou misturar vários tons. 

Nessas situações, fique atento para criar alguns contrastes, pois o azul também é uma cor associada a tristeza e certamente não é isso que você quer trazer para o seu espaço. 

Agora que você já sabe como explorar melhor essa cor tão popular, é só usar a criatividade e redecorar.

Para garantir as melhores tintas para colorir o seu mundo é só acessar tintasdarka.com.br ou visitar uma de nossas lojas.

COMPARTILHE