Dúvidas sobre como decorar um quarto de criança? A gente te ajuda!
Não é nada fácil saber como decorar um quarto de criança, principalmente porque atualmente existem diversas possibilidades.
Essa decoração é uma das mais especiais da casa, pois tem um toque a mais de carinho e certamente todos desejam realizá-la da melhor forma possível.
Felizmente hoje em dia existem diversas opções para que você deixe o quarto do jeito que sempre sonhou. Isso tem um lado positivo, é claro, mas também acaba gerando muitas dúvidas devido ao grande número de opções.
Para ajudar você a escolher e também para te inspirar trouxemos algumas dicas importantes na hora de decidir a sua decoração.
Acompanhe o conteúdo até o final, já vá anotando o que gostou e depois é só colocar a mão na massa!
Dicas de como decorar quarto de criança
A decoração de todo quarto merece muito cuidado, afinal é o lugar onde aproveitamos para descansar e passar um tempo de tranquilidade.
Durante a infância, esse também é um lugar de muita diversão e isso precisa ser levado em conta na hora de decorar.
Tudo pode variar muito de acordo com a idade da criança, por isso nas dicas que vamos dar seremos um pouco mais abrangentes. Se você quiser um conteúdo voltado para bebês ou adolescentes, por exemplo, deixe um comentário aqui no final deste post.
Antes de partir para as dicas mais específicas, temos uma recomendação mais geral que independe da idade e também precisa ser levada em consideração.
Preze sempre por um ambiente agradável, confortável e de fácil organização, tendo isso o espaço certamente já ganha uma cara ainda mais especial.
Agora você já pode se preparar para começar a anotar. Vamos para as dicas!
1 – Escolha das cores
Para saber como decorar um quarto de criança você precisa conhecer a influência que as cores têm sobre os ambientes. Cores mais neutras podem dar um ar de mais tranquilidade e conforto para o ambiente, já as cores vibrantes trazem a alegria e a agitação, que são muito características das crianças.
Tranquilidade demais e agito demais podem não ser o melhor caminho, então equilibrar tudo isso é a melhor solução.
As cores mais vibrantes podem ser utilizadas nos detalhes da decoração, na personalização de uma parede ou mesmo em apenas um cantinho do quarto.
Os tons mais neutros e claros vão trazer aquela tranquilidade necessária para uma boa noite de sono e também para os momentos de descanso.
Uma boa opção na hora de pintar as paredes é apostar em efeitos como o de lousa, por exemplo. Essa pode ser uma ótima ideia para estimular a criatividade dos pequenos e também evitar que eles criem suas obras por todas as paredes da casa.
Se você tiver interesse por um conteúdo com a influência de cada cor da decoração deixe um comentário no final deste post que nós vamos providenciar isso. Agora, bora para a próxima dica.
2 – Mobiliando o quarto
A escolha dos móveis também é algo bem importante, principalmente quando se trata do aproveitamento do ambiente disponível.
A prioridade deve ser um quarto que ofereça espaço, então se for pequeno não tem problema investir apenas no básico.
Os móveis devem ajudar muito na organização: prateleiras, nichos e caixas organizadoras são sempre bem-vindas para os brinquedos, materiais de cuidado com a criança e também outros itens.
É sempre bom contar com profissionais nessa hora para saber como decorar o quarto de criança corretamente.
3 – Aposte na criatividade
O mundo da decoração tem permitido cada vez mais que os ambientes tenham uma identidade única, seja pelo “do it yourself” (DIY), técnicas de pintura, variedade de itens decorativos, inspirações na internet e das próprias tendências de decoração.
Já que o foco é a criatividade, o “do it yourself” merece um pouquinho mais de atenção neste tópico.
A internet tornou possível aprender de um jeito prático e rápido como criar itens decorativos incríveis a qualquer hora do dia.
Não é preciso pouco mais do que alguns minutos para encontrar diferentes inspirações e conteúdos que vão te contar como criar a sua própria decoração.
Para você se inspirar, acesse o nosso perfil no Pinterest e pratique você também.
Mas a criatividade também pode ser utilizada para criar composições das cores das paredes, dos demais itens que vão fazer parte do quarto.
4 – Iluminação
Nem sempre esse é um assunto tão comentado na hora de decorar um ambiente, mas no quarto das crianças ele pode fazer ainda mais diferença. Sobre esse ponto precisamos levar em conta a luz que vai vir de fora e também a parte elétrica.
Em relação à luz natural, é sempre bem importante evitar obstruir as janelas, afinal enquanto o dia estiver claro o ideal é que as cortinas fiquem abertas e o quarto seja iluminado pela luz do dia. Isso também tornará o quarto mais arejado e confortável.
Para a parte elétrica, você deve sempre estar atento para que o ambiente esteja claro e também pode utilizar algumas luzes como decoração.
Aqui as luzes coloridas e abajures podem ser ótimas alternativas e certamente irão chamar a atenção dos pequenos.
Gostou das nossas dicas de como decorar um quarto de criança? Então agora corra para as nossas lojas garantir todos os produtos que você precisa para deixar o quarto do jeito que você sempre sonhou.
Ah, também continue nos acompanhando por aqui para conferir mais dicas sobre decoração, pintura, do it yourself e muito mais!