Decoração oriental: conheça as principais inspirações desse estilo

Será que a decoração oriental é uma boa inspiração para deixar os seus ambientes mais bonitos? Se você já gosta da cultura, com certeza é! Se ainda não conhece muito sobre o assunto, precisa conhecer para se surpreender.

Seja pelos seus elementos, cores e até mesmo aspectos culturais, esse tipo de decoração tem muito a oferecer, principalmente se você busca fugir um pouco do tradicional.

A seguir vamos conhecer mais sobre esse estilo, suas principais características e dar dicas de como aplicá-la.

Características da Decoração Oriental

Antes de nos aprofundarmos nos principais aspectos decorativos do estilo precisamos conhecê-lo melhor.

Devemos lembrar também que o Oriente possui inúmeras culturas e na decoração alguns dos países com maior influência são Japão e China.

Cada país tem suas próprias características e isso torna o muito abrangente. As referências histórias do local são marcantes, mas também existem algus elementos em comum entre elas.

Por isso, se você deseja se aprofundar em um país especificamente é necessário fazer um bom trabalho de pesquisa para se inspirar.

Em nosso conteúdo de hoje vamos falar principalmente dos países que são referência na decoração.

Japão

Ambientes inspirados no Japão têm o minimalismo como uma característica muito marcante. As principais características são: simplicidade, sofisticação e diversos elementos culturais.

O uso da madeira também é muito tradicional e geralmente compõe boa parte dos ambientes. Ela é utilizada no piso, biombos, mesas, cadeiras e na mobília de forma geral. 

Os objetos também são destaque nesse estilo decorativo, principalmente os culturais como falamos anteriormente.

Nesse sentido, você pode utilizar leques, esculturas e quadros. Os bonsais e as flores também são elementos decorativos muito presentes.

Em relação às cores, geralmente a paleta dos ambientes internos é neutra. Isso acontece porque o objetivo é tornar o local tranquilo e aconchegante.

A iluminação é um fator que também chama muito a atenção. As lanternas japonesas são muito conhecidas e costumam marcar presença em ambientes nesse estilo decorativo.

China

Uma das principais diferenças entre a decoração dos dois países é em relação às cores. Aqui, o uso de cores vibrantes é muito marcante.

O vermelho e o dourado são as cores mais presentes e certamente são as que mais traduzem o estilo do país.

As referências culturais também são muito utilizadas, entre as principais temos os dragões chineses e os samurais. 

O uso de objetos é indispensável, então vasos, quadros, esculturas e obras de artes são presenças garantidas. 

A mobília costuma ser principalmente de madeira e tem a característica de serem móveis baixos. Sofás e poltronas também contam com cores vibrantes, mas cuidado na escolha, pois a harmonização é fundamental para um bom resultado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre decoração oriental? Agora é só preparar o seu projeto e começar a sua reforma.
Na Tintas Darka você encontra as melhores tintas e materiais para colorir seus ambientes. Acesse www.tintasdarka.com.br e faça as suas compras online.

COMPARTILHE