3 dicas para fazer a limpeza das suas ferramentas de pintura
Depois de fazer um ótimo serviço o trabalho ainda não acabou. Limpar as ferramentas de pintura é tão importante quanto a execução da tarefa. É essa etapa que vai manter a conservação dos seus equipamentos para trabalhos futuros.
Materiais danificados prejudicam a aplicação de produtos, aumentam o tempo de trabalho e causam desperdícios.
Certamente não é isso que você quer, seja você um profissional ou alguém que está se aventurando em pequenas reformas em casa.
Separamos três dicas importantes para você limpar seus materiais corretamente. Confira e aproveite.
Saiba como limpar suas ferramentas de pintura
Durante um trabalho de pintura são utilizadas diferentes técnicas e ferramentas. Saber quando, como e o quê usar faz toda a diferença nos resultados obtidos.
E com vários materiais à disposição você também precisa aumentar o tempo dedicado a cuidar deles, afinal são essas ferramentas que proporcionam que ao final do trabalho tudo esteja como o desejado.
Um desses cuidados é a limpeza e com as nossas dicas esse processo vai ficar bem mais fácil, olha só!
1 – Limpe os materiais imediatamente
Depois de um trabalho intenso a primeira coisa que queremos é descansar, não é mesmo?
Sabemos que é tentador parar e relaxar, mas uma das dicas mais importantes para limpar suas ferramentas de pintura é fazer isso imediatamente depois de usá-las.
Isso vai ajudar você a tirar a sujeira de um jeito mais fácil e rápido. Se não tiver como limpar tudo imediatamente, deixe os materiais de molho até que possa limpá-los.
2 – Use os produtos corretos para cada tipo de tinta
Existem tipos de tintas adequados para diferentes ambientes, certo? Também é assim com os cuidados necessários para limpar os materiais que aplicam essas tintas.
Para tintas à base de água, comece lavando a ferramenta muito bem com água fria para tentar retirar toda a tinta.
Em seguida, em uma mistura de água quente e detergente mergulhe o material para tirar a sujeira.
Caso ainda tenha algum sinal de uso, use um pouco de thinner ou aguarrás para limpar completamente o material.
No caso de tintas à base de solvente, coloque-o em um recipiente e mergulhe o material na mistura. Depois, use uma mistura de água e detergente para limpar todo o utensílio.
3 – Cuidado com o processo
Para fazer a limpeza das suas ferramentas de pintura é preciso tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, lembre-se sempre de utilizar equipamentos de proteção, como luvas e óculos de proteção.
Sempre realize todos os procedimentos em uma área com boa ventilação. Além disso, opte por secar os materiais em um local com sombra.
Com essas dicas você já está pronto para deixar tudo em ordem quando terminar o serviço de pintura. Agora é só colocar a mão na massa!